Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais

Área do conteúdo

Infraestrutura

A infraestrutura disponível nos laboratórios que envolvem os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais conta com equipamentos modernos que permitem execução de experimentos avançados compatíveis com pesquisas realizadas em centros de tecnologia de países desenvolvidos.

Os laboratórios operacionais dos docentes do PPGBiotec ficam distribuídos em outras unidades da UFC e em outras instituições (UECE, Fiocruz-Ce e Embrapa Agroindústria Tropical). Os laboratórios operacionais sediados na UFC são:

1) Laboratório de Química de Proteínas/UFC que possui uma ampla estrutura para purificação de proteínas incluindo diversas matrizes cromatográficas para técnicas de cromatografia de afinidade, exclusão molecular, troca iônica e interação hidrofóbica. Também conta com sistema completo de eletroforese unidimensional, sistema de cromatografia líquida Akta Purifier e diversas colunas para todas as técnicas cromatográficas para purificação de proteínas, coletores de frações, bombas peristálticas, liofilizadores, espectrofotômetro UV-Vis, balanças analíticas, estufas, sistema de purificação de água do tipo Milli-Q, destilador, agitadores magnéticos, centrífugas refrigeradas, vortex, pHmetro. O laboratório conta também com um sequenciador de aminoácidos marca Shimadzu.

2) Laboratório de Biologia Molecular e Laboratório de Genômica e Proteômica/UFC que possui todos os equipamentos necessários para extração e purificação de ácidos nucléicos(DNA/RNA) incluindo centrífuga refrigerada para microtubos, autoclave, termocicladores, espectrofotômetro UV-Vis, agitador orbital com controle de temperatura, diversas cepas bacterianas para clonagem de genes e expressão de proteínas, eletroporador, fluxo laminar, banho-maria, ultrassom para lise celular, sistema de eletroforese em gel de agarose, fotodocumentador de gel, geladeira, vortex, freezer -20°C e -80°C. O laboratório de Genômica e Proteômica conta com o suporte do laboratório de Biologia Molecular e possui sistema completo de eletroforese uni e bidimensional, sistema de aquisição de imagem incluindo software de análise de géis bidimensionais Image Master 2D Platinum 7.0 e computadores para processamento de dados. O laboratório conta também com um moderno digestor de proteínas em gel modelo Ettan Digest da GE Healthcare.

3) Laboratório de Espectrometria de Massas/UFC que conta com um moderno espectrômetro de massas modelo SYNAPT HDMS (Waters Corporation) com fontes de ionização dos tipos MALDI, eletro spray e nano eletro spray. Acoplado ao espectrômetro de massas há um cromatógrafo líquido de ultra performance utilizado principalmente na separação de peptídeos por cromatografia de fase reversa e ligado diretamente à fonte de nano eletro spray. Além disso, o laboratório conta com espectropolarímetro de dicroísmo circular, fluorímetro, sistema completo de eletroforese unidimensional, banho ultrassônico, banho seco, speedVac, centrífuga para microtubos, balança analítica e computadores para aquisição e processamento de dados.

4) Laboratório de Biocristalografia/UFC que conta com uma unidade completa de cristalização de aminoácidos e proteínas incluindo uma sala semi-subterrânea para cristalização com câmaras de temperatura controlada, lupa, unidade completa de bioinformática (estações gráficas, computadores, softwares para resolução de estruturas 3D). O laboratório conta com um moderno robô para montagem de placas de cristalização modelo MOSQUITO da marca TTP.

5) Laboratório de Bioquímica de Algas/UFC que Conta com toda a infraestrutura necessária para purificação e caracterização de biocompostos como proteínas e metabólitos secundários extraídos de algas marinhas. Nesse laboratório estão inclusos um cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) Akta Purifier FPLC, banho ultrassônico, balanças, estufas, pHmetros, destilador, sistema de purificação de água do tipo MilliQ, espectrofotômetro UV-Vis, banho-maria, bomba de vácuo, freezer -20 °C horizontal, liofilizador.

6)Laboratório de Biotecnologia Molecular/UFC que conta com os seguintes equipamentos: bombas peristálticas; coletores de frações; câmaras de crescimento tipo BOD; estufas de secagem e esterilização de materiais; liofilizador; estufa para envelhecimento de sementes, agitadores magnéticos e orbitais; agitadores vórtex; aparelho de microondas; banho-térmico; banho seco; sistema de filtração a vácuo, autoclave, sistema de esterilização UV, microscópios óticos; centrífugas; espectrofotômetros UV/Vis; pH metros; sistema rotaevaporador; balanças analíticas;  sistema de ultrassonicação; eletroporador; sistemas completos de eletroforese para análise de proteínas e ácidos nucleicos (incluindo as fontes); termocicladores; sistema de eletrotransferência para imunodetecção; sistema de fotodocumentação; sistemas de reatores e fotobioreatores; câmara de fluxo laminar; estufas microbiológicas; refrigeradores e freezers (-20 e -80 oC). Além desses, o laboratório conta com equipamentos de informática (microcomputadores; scanner e impressoras).

7)Laboratório de BioNanotecnologia/UFC que conta com estrutura própria e com toda estrutura disponibilizada pelo Departamento de Física da UFC. No Laboratório de Espectroscopia Raman estão disponíveis: Espectrômetro triplo Jobyn-Yvon T64000 operando em modo subtrativo e equipado com microscópio Olympus (com lentes de grande qualidade ótica), Câmara de vídeo, e sistema de detecção CCD resfriado a nitrogênio líquido; 02 Lasers de Ar para a excitação dos espectros; Laser de corante SPECTRA PHYSICS 375; Sistema de vácuo final de aproximadamente 2 x 10-6 Torr; Sistema de refrigeração de ciclo fechado até 6 K; Espectrômetro Raman com transformada de Fourier (FT-Raman Bruker); Microscópio Raman confocal Witec; difratômetro de raios X; microscopia de força atômica; espectrômetro de absorção UV/Vis; espectrômetro de luminescência; liquefatores de nitrogênio líquido; HPLC; ultracentrífuga; sistema BET; laboratório de síntese de nanotubos.

8)Laboratório Integrado de Biomoléculas/UFC que conta com um citômetro de fluxo, câmaras de fluxo laminar, estufa de encubação em CO2, ultrassom para lise celular, luminômetro, equipamento completo de eletroforese uni e bidimensional com digitalizador de géis e programa Image Master 2D Platinum 7.0 para análise de géis 2D, mesa agitadora, espectrofotômetro UV-Vis, leitor de placas de ELISA, lavadora de microplacas de 96 poços, microscópio ótico, balanças analíticas, potenciômetro, agitador tipo vortex, geladeiras, freezers e liofilizador.

9)Laboratório de Engenharia de Materiais e da Computação/UFC que conta com espectrômetro no infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), equipamento para obtenção de imagens in vivo de marcadores moleculares em camundongos, forno tipo mufla (1200 °C), prensa hidráulica para compactação de materiais, balança analítica, estufa para secagem de materiais, refrigerador para conservação de materiais, reagentes e vidrarias; e diversos softwares.

10) Laboratório de Tecnologia do Pescado/UFC que conta com liofilizador de bancada, Destilador de Proteinas, Espectrômetro UV/Vis, Estufas bacteriológicas, câmara de fluxo laminar, mufla, câmara de crescimento B.O.D, sistema de determinação de lipideos, centrifuga, autoclaves, seladora a vácuo, Sistema de determinação de permeabilidade ao vapor de água, refratômetro, ultraturax, banho refrigerado, balança analítica, pHmetros, refrigeradores e freezers, agitadores, microscópio, sistema de eletroforese para proteínas.

11) Laboratório de Materiais Funcionais Avançados/UFC que possui diversos equipamento de caráter multiusuário: espectrômetro Raman T64000 (Horiba Jobin Yvon) com macro e micro Raman e as seguintes fontes de excitação (Coherent): laser de argônio Invova 70, laser de estado sólido Verdi e um laser sintonizável MBR de Ti-Sapp; espectrômetros infravermelho por transformada de Fourier Vertex 70v e Vertex 70 (Bruker) cobrindo as regiões do infravermelho distante, médio e próximo e equipado com um módulo para medidas FT-Raman; espectrômetro LabRaman HR (Horiba Jobin Yvon) micro Raman equipado com fontes de excitação no visível e infravermelho próximo; microscópio óptico de near field AlphaSNOM (Witec) com capacidade de realizar imagens confocais, Raman, AFM e SNOM; espectrofluorímetro NanoLog (Horiba Jobin Yvon) cobrindo a região espectral de 200 a 1000 nm; espectrofotômetro SPECORD 250 BU na espectral de 190 a 1100 nm; espectrômetro de impedâncias (Solarton) cobrindo a região de 10 mHZ a 32 MHz; análise térmica (Netszch): DSC Phoenix (-170 a 700oC), DSC Maia (-170 a 600oC), DSC/TG/FT-IR simultâneos STA (temperatura ambiente a 1500oC); difratômetro de raios-X Bruker D8 Advance para amostras em pó equipado com câmara de alta e baixa temperatura; sistemas criogênicos, fornos e celas de diamante que permitem realizar medidas em função da temperatura e pressão numa boa parte destes equipamentos; clusters computacionais para simulações de primeiros princípios executando, entre outros, os pacotes SIESTA, ABINIT, Gaussian e Materials Studio.

12) Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia/UFC que é composto por sete salas distintas, que somam um total de 210 m². O espaço é dividido em duas salas com estrutura para aulas práticas em Microbiologia, um gabinete e quatro laboratórios de pesquisa. O laboratório possui como principais equipamentos: Geladeiras; freezers horizontais; Freezer vertical -20 ºC; Freezer vertical -80 ºC; Isofrio; Estufas para cultivo de microrganismos; Estufa de esterilização; Bombas de vácuo; Liofilizador; Manta aquecedora; Micro-ondas; Destilador; Sistema de purificação de água MilliQ; Máquina de gelo; pHmetro; Microscópio óptico com câmera; Microscópio de Epifluorescência com câmera; Estereoscópios com câmera; Tensiômetro; Balança analítica; Balança eletrônica; Incubadoras com agitação de bancada; Incubadora com agitação de chão; Centrífuga refrigerada; Centrífuga não refrigerada; Vórtex; Sistema para eletroforese em gel de gradiente desnaturante (DGGE); Agitadores Magnéticos; Banho Maria; Câmaras de fluxo laminar NB2; Espectrofotômetro; Nanodrop; Fluorímetro; Câmaras de fluxo laminar; Fotodocumentador; Termocicladores; Termomixer; Mini Spin; Fontes de eletroforese.

Em 2017, os pesquisadores da Fiocruz-CE, Gilvan Pessoa Furtado, Marcos Roberto Lourenzoni e João Hermínio Martins da Silva foram credenciados no quadro de docentes do núcleo permanente (NP) do PPGBiotec/UFC, que estabeleceu uma cooperação oficial com a Fiocruz-Ce. Através dessa colaboração, docentes e discentes do programa passaram a ter acesso à infraestrutura adicional da Fiocruz-Ce, facilitando a condução de seus projetos de pesquisa. Essa infraestrutura complementar inclui: termociclador para PCR convencional; termociclador para PCR em tempo real; centrifuga de bancada refrigerada; espectrofotômetro para microvolumes; sistema de fotodocumentação de geis; eletroporador; agitador de bancada não refrigerado;equipamentos básico de rotina (estufa, balanças, banhos, pHmetro, sistema de eletroforese); sistemas de UPLC; HPLC; Akta; espectrômetros de massas, dentre outras facilidades.

O PPGBiotec também conta com a infraestrutura da Central Analítica Multiusuário da Universidade Federal do Ceará, Órgão Suplementar da UFC, que tem por missão proporcionar, para usuários de diversas áreas do conhecimento, a infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, objetivando viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na UFC e outras instituições de pesquisa, com inserção em atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, extensão, prestação de serviços e desenvolvimento com o setor produtivo. A Central Analítica possui os seguintes equipamentos de grande porte: Microscópio de varredura INSPECT 50 com EDS/EBSD e litografia; Microscópio de varredura PHILLIPS XL30 com EDS; Microscópio de varredura FEG Quanta 450 ambiental com EDS/EBSD, estágio de resfriamento e aquecimento; Microscópio confocal Zeiss com 6 linhas de laser; Microscópio confocal Witec alpha 300 equipado com Ramam/AFM e microscopia de campo próximo; Microscópio eletrônico de transmissão de 200KV (projeto aprovado, aquisisão em breve); Metalizador Quorum QT150ES (possibilidade de cobertura com ouro, irídio, crômio e carbono); Microtomo rotativo automatizado Leica RM2265; Ponto crítico EMS 850; Ultramicrótomo Leica EM UC7.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo