gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais

Área do conteúdo

PPGBiotec/UFC lança o Balcão de Apoio às Ideias Empreendedoras em Biotecnologia (BAIEBiotec)

Data de publicação: 23 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

Balcão de Apoio às Ideias Empreendedoras em Biotecnologia (BAIEBiotec) é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC e que tem como objetivo estimular o bioempreendedorismo em seus discentes e docentes através da prospecção de ideias e/ou pesquisas inovadoras, suporte e mentoria sobre propriedade intelectual, tendências de mercado e bionegócios. Além do estímulo ao empreendedorismo, o BAIEBiotec que têm como norteadores de suas ações formativas os eixos de Inovação, Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica.

A proposta do BAIEBiotec foi apresentada em reunião na última quarta-feira com a presença do Prof. André Coelho (Coordenador do PPGBiotec), do Prof. Odair Pastor (Pró-Reitor Adjunto – PRPPG/UFC), Lívia Maria Lima (Diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual – DIVPI/UFC), Ana Carolina Ferreira (Coordenadora do CIT/UFC) e da Profa. Dr. Lana Grasiela Alves (PPGBiotec). Assim a data de início para as atividades do Balcão será 1º. de fevereiro de 2022. Essas atividades que inicialmente serão fornecidas pelo BAIEBiotec aos alunos e professores do programa, englobam:

1. Prospecção de ideias inovadoras apresentadas pelos docentes e/ou discentes em reuniões pré-agendadas.
  2. Prospecção projetos científicos inovadores, desenvolvidos pelos docentes e/ou discentes, com potencialidades para patenteamento e/ou ações empreendedoras.
  3. Mentorias agendadas para orientações sobre redação de patentes e bionegócios.
  4. Realização de Oficinas Mão-na-Massa: redação de patentes para biotecnologia, prospecção e transferência tecnológica.
  5. Realização de Oficinas Mão-na-Massa: Patentes em Biotecnologia.
  6. Mediação entre alunos e a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT – UFC INOVA)
  7. Registro em Ata de Reunião da Mentoria e disponibilizada ao discente e/ou docente solicitante(s).

Para mais informações click AQUI!