Startup TaqMol diagnósticos, criada por discentes do PPGBiotec, é contemplada no Programa INOVAFIT (Fase II)
Data da publicação: 23 de janeiro de 2022 Categoria: NotíciasA startup TaqMol diagnósticos, criada por doutorandos do PPGBiotec foi contemplada com subvenção de recursos financeiros do Programa de Inovação Tecnológica (INOVAFIT) Fase II.
A TaqMol que realiza diagnósticos moleculares veterinários, com atuação nos setores de animais de estimação e criação. Com apoio da Coordenação, a startup foi criada com objetivo de atender às demandas do mercado local por testes moleculares, que hoje são processados em sua maioria, por empresas localizadas na região Sudeste. Atualmente a equipe da TaqMol pelos doutorandos Talita Abrante Leite, Marcus Rafael Lobo Bezerra, Larissa Queiros Pontes e Wallady da Silva Barroso, sócios-fundadores.
Desde sua criação, a startup já conseguiu implementar os protótipos de dois diagnósticos moleculares para duas zoonoses de grande importância no cenário cearense. A primeira delas foi o diagnóstico para tripanossomose bovina, uma doença que causa grandes danos à economia pecuária regional. E a segunda foi o diagnóstico de leishmaniose, também conhecida como calazar, uma doença de grande incidência no estado do Ceará, que causa a morte de muitos animais e que pode ser transmitida a humanos.
O programa INOVAFIT visa apoiar, através da modalidade subvenção econômica (concessão de recursos não reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos, sejam eles bens ou serviços, e processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados para o mercado local, nacional ou internacional. Segundo os fundadores da TaqMol, os recursos recebidos do programa serão direcionados a compra de equipamentos modernos para ampliar o número de diagnósticos e a rapidez das análises.